Aplicativos param de funcionar e fecham sozinhos no celular; suspeita é que atualização no WebView tenha causa do bug!
'O aplicativo parou de funcionar': usuários relatam erro no Android
Reprodução/Internet
A mensagem "o aplicativo apresenta falhas continuamente" tem aparecido com frequência para usuários de celulares Android na noite desta segunda-feira (22). Segundo relatos no Twitter, o smartphone exibe o alerta e, então, o app fecha sozinho. A suspeita é que a pane tenha sido causada pelo WebView do sistema Android, e o erro acontece com os apps usam esse recurso.
Em testes com um Huawei P30 Pro com Android 10, o TechTudo conseguiu reproduzir o bug, e os apps passaram a apresentar erro apenas após atualizar o WebView. Procurado pelo TechTudo, o Google não se pronunciou até o momento de publicação desta matéria. Um porta-voz respondeu ao site americano de tecnologia Engadget que a empresa tem ciência da pane e "seu conserto está em andamento".
O Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, mostra que o interesse pelo termo "o aplicativo parou de funcionar" aumentou a partir das 17h (horário de Brasília), com pico por volta das 20h. Já no Downdetector, plataforma que monitora o status de funcionamento de serviços online, usuários reclamam de falhas nos serviços Google, com um pico de mais de 300 notificações de bug a partir das 20h. Qualquer app que faça uso do WebView pode dar o erro "o aplicativo apresenta falhas continuamente".
Em geral, usuários explicam que a mensagem aparece na hora de abrir apps comuns, como Nubank, Bradesco, Twitter, Amazon e até mesmo os próprios aplicativos do Google, como o Gmail. O aviso é exibido e, em seguida, o app fecha no smartphone sem razão aparente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário